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Início das inscrições: abril de 2024

Encerramento das incrições: 20 de maio

Apresentação

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Encontros Êxtimos propõe uma experiência no ambiente virtual de troca coletiva de forma continuada, onde serão oferecidas bases teóricas, dinâmicas de grupos e propostas de exercícios que potencializam os aspectos terapêuticos do trabalho criativo. Trata-se de um processo que visa auxiliar o artista no aprofundamento do seu trabalho, a partir de uma perspectiva crítica para o desenvolvimento de pesquisas e da tomada de consciência dos seus processos criativos estabelecendo pontes com a psicanálise e suas estratégias de escuta.

Acreditamos que os encontros possam ajudar cada artista participante a ampliar a sua atuação para além do já estabelecido pelo sistema vigente. Encontros Êxtimos alia ao processo individual de cada artista, o compartilhamento de olhares e metodologias, ao mesmo tempo que amplia a compreensão crítica e abertura da consciência com relação ao seu próprio trabalho.

Durante os Encontros Êxtimos, os encontros de mentoria individual que acontecem duas vezes por mês, com a artista e psicanalista Elisa Castro terão foco no acompanhamento individualizado a partir de dúvidas pontuais, referência personalizadas, auxílio no direcionamento da pesquisa e nos entrecruzamentos entre a prática artística e a clínica. As mentorias individuais deverão ser solicitadas por cada participante.

A cada mês haverá um encontro coletivo com um convidado, referência no campo das artes e da saúde, são eles: Diana Kolker, Rosana Palazyan, Nadam Guerra, Isadora Jochims, Eloá Carvalho e Taís Baía. Intencionando fortalecer o vínculo dos participantes com profissionais experientes, assim como ampliar o repertório de práticas, poéticas e estratégias de criação dos participantes.

Mensalmente, o participante será estimulado a partir de um encontro coletivo com proposições artísticas e práticas de criação. Serão oferecidos exercícios que potencializem e o processo criativo individual e do grupo. As proposições serão criadas por Elisa Castro e Diana Kolker a partir do repertório, histórias e caminhadas trazidas por cada participante.

O processo culminará em uma exposição coletiva, em São Paulo, na Casa Contemporânea, dos trabalhos elaborados ao longo dos encontros. A participação na exposição é facultativa.

Os temas abordados são:

  • A experiência estética e construção de subjetividades.

  • A escuta poética.

  • A construção e desconstrução de narrativas: palavra, texto, imagem.

  • O corpo artista e o corpo do artista.

  • Memória como ferramenta criativa.

  • Como ações culturais podem fortalecer a vitalidade social.

  • A clínica como possibilidade poética, a arte como possibilidade clínica.

  • Conceitos psicanalíticos que atravessam a produção artística.

  • Arte contemporânea e saúde mental.

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Quem somos

Sobre Elisa Castro

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ELISA CASTRO

Elisa Castro tem como eixo principal de seu trabalho a escuta, atua como artista visual e psicanalista clínica. Atualmente, realiza atendimentos terapêuticos individualizados (online e presencial) e mentorias artísticas (online) para quem deseja desenvolver trabalhos, obras ou projetos a partir do diálogo entre o campo das artes e da saúde.

Fomenta a arte contemporânea como prática de saúde a partir de projetos como os Encontros Êxtimos - Grupo Acompanhamentos Artístico e Desenvolvimento Criativo e lecionando no programa de pós graduação “Artes Aplicadas na Promoção da Saúde” do Child Beauvoir Institute of Miami nos Estados Unidos. Durante a pandemia de Covid-19, realizou em parceria com Daniele Machado, o projeto “Artes Saúde Práticas “de cursos e workshops online de forma independente e posteriormente em parceria com o SESC-SP e com a Sociedade de Reumatologia de Brasília.

Participou de exposições nacionais e internacionais e bienais de arte, como a 17 Bienal de Cerveira (Portugal), IV Bienal Internacional da Bolívia (La Paz), 7 Bienal de Arte do Mercosul: Grito e Escuta (Porto Alegre-BR). Suas obras estão em coleções como a do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna (MAM- RJ), Fundação Bienal de Cerveira (Vila Nova Cerveira- Portugal) e Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ). Realizou oficinas na Escola Livre de Artes do Parque do Museu Bispo do Rosário, de 2008 a 2013. Entre as exposições que participou estão: Não Ceder ao Medo (CMAHO, RJ-2018 e Solar da Baronesa, Inverno Cultural, UFSJ -2019), Políticas Incendiárias (Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, Rio de Janeiro, 2017), Indisciplinas ( Casa França Brasil - Rio de Janeiro, 2017), Aquilo que nos Une (Centro Cultural da Caixa - Rio de Janeiro - 2016 e São Paulo -2017), Festival de Performance Corpus Urbis, 2016- Macapá), Ficções (Centro Cultural da Caixa, 2016), I (BE) U - Eu Sou Você (Galeria Ibeu, Rio de Janeiro - 2015), Eu Quero Você (Galeria do Lago, Museu da República, Rio de Janeiro, 2012), O Sol e a Dúvida (Galeria Progetti, Rio de Janeiro, 2011), As Meninas (Galeria Candido Portinari, UERJ, Rio de Janeiro,2006). Recebeu prêmios como: Edital Projeto Instituinte-Fundação Municipal de Educação/Niterói (2016), Menção Honrosa da Mostra LABE de Videoarte "Interpretações do Urbano: Situações D e Poesia" (2012), Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural- Ministério da Cultura Brasil - Bolívia (2010), Residência Artística Programa de Residência Artística da 17 Bienal de Cerveira (2013).

Convidados

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Diana Kolker

Diana Kolker (Rio de Janeiro, 1983) é educadora, curadora e esquizoanalista em formação, interessada nas convergências entre as praticas artísticas, educativas, curatoriais e clínicas. Graduada em história, (PUCRS, 2008), especialista em pedagogia da arte (UFRGS, 2012) e mestra em estudos contemporâneos das artes (UFF, 2018), cursa a Formação Livre em Esquizoanalise (FLEA).

Concebeu, coordenou  e realizou ações educativas, formações de artistas e de educadores em diversas instituições, como Bienal do Mercosul, Casa Daros, MAC Niterói, Fundação Iberê Camargo, MARGS, entre outras.  Desde 2017, é responsável pelo projeto político pedagogico e artístico do Museu Bispo do Rosario, onde coordena os projetos educativos, o Ateliê Gaia, o programa de residência artística, além de integrar a comissão curatorial da instituição. Em 2022, foi co-curadora da exposição Eu vim - Bispo do Rosario: Aparição, Impregnação e impacto" ,realizada no Itaú Cultural (SP).

Instagram -  https://www.instagram.com/dikolker/

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Rosana Palazyan

Formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Gama Filho / RJ (1986). Entre 1988 e 1992, frequenta os cursos da EAV/Parque Lage / RJ. Participa de exposições desde 1989, ano que inicia a utilizar o bordado em suas obras.

Sua obra tem se constituído como processos de aproximação e diálogo com pessoas que são convidadas a participar de uma relação calcada na escuta. As trocas simbólicas estabelecidas nos encontros transformam-se em obras que  sensibilizam a relação do público diante suas questões.

A produção de Palazyan em uma variedade de meios (desenho, bordado, instalação, vídeo, fotografia, performance e projetos de arte pública) promove experiências sobre arte, vida e da sociedade.

Participou de seis bienais internacionais: 3ª Bienal Internacional de Larnaca - Chipre , 56ª Bienal Internacional de Arte de Veneza (2015), Itália - Pavilhão Nacional da República da Armênia - premiado com Leão de Ouro de Melhor Pavilhão Nacional. 4ª Bienal Internacional de Thessaloniki (2013), Grécia; 26ª Bienal Internacional de São Paulo (2004), Brasil; Iª Bienal do Mercosul (1997), Porto Alegre, Brasil; 6ª Bienal de Havana (1997), Cuba.

Instagram - https://www.instagram.com/rosanapalazyan/

Site - https://rosanapalazyan.blogspot.com/

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Nadam Guerra

Nadam Guerra (1977) é artista e professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage desde 2008 e do Instituto de Arte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em história da arte com a tese “Como tornar-se um Artista Mago”.

Vive no Rio de Janeiro e em Liberdade, Minas Gerais onde coordena o programa de residência para artistas (www.terrauna.org.br) e o dirigiu o Ponto de Cultura e Sustentabilidade (2011-2015).

Realizou oficinas diversas instituições do Brasil, México e Argentina. Lecionou como professor substituto na EBA-UFRJ (2016). Realizou a curadoria de festivais vários em eventos de performance entre ele Cinema Manual Convida (Sesc Copacabana 2003), Visor (vários locais (2004, 2005), V::E::R, (2005 – Parque Lage, 2011 – Terra UNA), Sara-há (Saracura, 2016), Panorama de Dança (2017) e Corpos Críticos (2018, 2019).

Tem obras em parceria com Michel Groisman. Em 2003, criou com Domingos Guimaraens o Grupo UM, lançando o Manifesto UM pelo fim das fronteiras entre artes e organizando esculturas imateriais, teatros abstratos, humano gravuras e chanchadas conceituais. Com o coletivo Opavivará! fez o projeto Moitará, uma ação relacional de trocas. Ganhou os Prêmios: Arte Urbana - Sesc.RJ (2011), Interações Estéticas do MinC (2009), o Projéteis FUNARTE de Arte Contemporânea (2006), menção honrosa no Art.mov, MG (2006) e Prêmio de realização Dança em Foco (2010). Participou de residências no 102, França (2005), IFEA, UK (2008), URRA, Argentina (2016). Tem obras na coleção do MAM RJ. Publicou, entre outros, os livros Materializador de sonhos (2012), Rupestre Contemporâneo (2013), Os 12 paços da Virgem do Alto do Moura (2014), Introdução à iconografia da Virgem do Alto do Moura (2016).

Instagram - https://www.instagram.com/nadamguerra/

Site - https://www.nadamguerra.com/

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Caroline Valansi

Caroline Valansi é uma artista multifacetada, cuja expressão atravessa as fronteiras das artes visuais, educação e saúde mental. Atualmente, está imersa no programa de pós-graduação em estudos contemporâneos das artes na Universidade Federal Fluminense (PPGCA/UFF - RJ). Faz parte do projeto de pesquisa e extensão Corpo, Gesto e Afeto: Intervenção Artístico-Relacional com mulheres em situação de vulnerabilidade social no presidio feminino Talavera Bruce em Bangú, Rio de Janeiro e do Ateliê Entre Aberto (@atelientreaberto) um grupo que experimental entre arte clínica.  Sua criação artística transita habilmente entre a palavra, o espaço e a narrativa ficcional. Com raízes pr ofundas em seu interesse pelos traços coletivos e pelas narrativas íntimas, suas obras orbitam em torno do universo erótico, do sexo e do prazer feminino.

Suas individuais incluem: Língua Nua com texto de Keyna Eleison (Galeria Z42, Rio de Janeiro, 2021); Cine Desejo com curadoria de Pollyana Quintella (Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica – CMHO, Rio de Janeiro, 2020); Carne Viva (Subsolo Laboratório de Artes, Campinas, 2019); Corpo Cinético (Centro Cultural São Paulo –  CCSP, 2019); e Memórias Inventadas em Costuras Simples com de curadoria Marcos Bonisson (Centro Cultural Justiça Eleitoral – CCJE, Rio de Janeiro, 2009).

Seus trabalhos fazem parte das coleções institucionais: Bienal de La Habana; Museu de Arte do Rio – MAR; Museu Nacional de Brasília, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM /Coleção Gilberto Chateaubriand; Biblioteca Nacional; e Biblioteca doInstituto Moreira Salles – IMS.

Residências artísticas:  Artist Lab with Tulane University Special Collections (Nova Orleans, EUA, 2020); Taller Experimental de Grabado (Havana, 2019); Casa Duna (Atafona, 2018); HANGAR Centro de Investigação Artística (Lisboa, 2018); CAPACETE (Rio de Janeiro, 2015); Terra UNA, (Liberdade, 2010); Residência Espaço Fonte (Recife, 2014) e Casa Tomada,Ateliê Aberto #2 (São Paulo; 2010). Publicou dois livros de artista Sempre um bom Filme e Boa Para que é um álbum de figurinhas. Fez parte do coletivo OPAVIVARÁ! e da Cooperativa de Mulheres Artistas.

Instagram - https://www.instagram.com/caroline_valansi/

Site - https://www.carolinevalansi.com.br/

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Eloá Carvalho

Artista visual. Graduada em Pintura pela UFRJ e Mestre em Arte, Experiência e Linguagem pelo PPGARTES/UERJ.

O trabalho de Eloá Carvalho está relacionado à imagem e articula-se com as camadas de memória, elaborando um lugar de conexão entre imagens e histórias. Se apresenta inicialmente com a ideia de uma paisagem velada, que sugere uma espécie de narrativa silenciosa, passando pela construção do espaço através da atmosfera psicológica das figuras e nas relações entre elas. As imagens, em sua maioria, são registros fotográficos que a artista se apropria, ora de arquivos institucionais, ora de arquivos pessoais. A capacidade de gerar diálogos internos entre os trabalhos, a relação com o cinema, o interesse pela História, pela cena, atrelado às fricções entre o fazer pictórico, a fotografia e o desenho, tudo isso compõe seu universo de investigação.

Principais exposições individuais: Na borda do mundo, C. Galeria/RJ; Todo ideal nasce vago, MAM RJ; Como se os olhos não servissem para ver, Galeria do Lago (Museu da República)/RJ; Projetos da minha espera, ZipUp (Zipper Galeria)/SP; Mise em Scène, Galeria Ibeu/RJ.

Principais exposições coletivas: Passeio Público, Caixa Cultural RJ; Rios do Rio (Museu Histórico Nacional/RJ); Área Play, Galeria Silvia Cintra Box4; Ver e ser visto, MAM RJ; Figura Humana, Caixa Cultural RJ; Novas Aquisições 2014, MAM RJ; XI Bienal do Recôncavo Baiano, São Félix/BA; Como o tempo passa quando a gente se diverte, Galeria Casa Triângulo, São Paulo/SP; Novíssimos 2010, Galeria de Arte IBEU/RJ.

Possui obras nas coleções do acervo do MAM RJ, na Coleção Gilberto Chateaubriand e Acervo do Instituto Cultural IBEU RJ.

Instagram - https://www.instagram.com/eloa__carvalho/

Site - https://eloacarvalho.blogspot.com/

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Isadora Jochims

Isadora Jochims (Goiânia, 1985) é artista visual transdisciplinar. É formada em medicina, especialização em Reumatologia e trabalha no Hospital Universitário de Brasília onde coordena projetos que interseccionam arte e saúde. A pandemia provocou tensionamentos nas suas relações com instituições de saúde e médicas, o que a levou a investigar as relações de poder e violência no vínculo médico-paciente, instituições de saúde e narrativas científicas.

Promoveu o Festival ATUARTE, Mostra de Arte, que aconteceu em 2019, 2020 e 2021 pela Sociedade Científica de Reumatologia de Brasília. Participa da Comissão de Humanização do Hospital Universitário de Brasília e realiza desde 2020 ações de intervenções artísticas como o Prontuário Afetivo que ocorreu na enfermaria COVID e teve grande repercussão sendo replicado em vários hospitais do Brasil.

Participou da criação do Coletivo Grupo Analgesia no qual atua como artista e mediadora de propostas e intervenções artísticas no hospital junto a mulheres profissionais de saúde e usuárias do SUS que sentem dores crônicas. Atualmente tem interesse em fabulações como uma ferramenta crítica aos princípios coloniais/patriarcais tendo a mulher como centralidade da narrativa.

Entre suas exposições estão a individual Barro (Espaço Cultural  Renato Russo e Museu das Mulheres, curadoria Suyan de Mattos e Sissa Aneleh, 2023) e coletivas Salão Anapolino (Galeria Sibassoly, Anápolis 2023/24), Obra Barro (Museu das Bandeiras, Cidade de Goiás GO - 2023), Obra Xerox (Museu de Arte de Brasília, Curadoria Suyan de Mattos - 2023), Grupo Analgesia (Espaço Pé Vermelho, Planaltina DF - 2022),  Residência Artística Vilarejo 21 (Galeria Alfinete, Curadoria Christus Nóbrega, Brasília, DF - 2022), Parque Lage mostra online (Curadoria Nadam Guerra - 2022).

Vive e trabalha em Brasília. Estudou desenho, aquarela e cerâmica de 2016 a 2019 no Par de Ideias, Brasília, fez acompanhamento crítico com a artista Elisa Castro de 2020 a 2022 e diversos cursos livres de 2020 a 2023 - Parque Lage, Ateliê 397, Mentoria Atelier Helena Lopes, Arte Saúde Práticas. Atualmente está em acompanhamento crítico com Cristiana Tejo e Tiago Gualberto.

Instagram - https://www.instagram.com/isajochims/

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Taís Baia

Taís Baía é artista e psicóloga. Tem como eixo principal de sua pesquisa a escuta do corpo e seus desdobramentos na prática artística e clínica. Investiga questões relativas ao desenho, grafia textual e gestos performáticos, construindo diálogo com a sua ancestralidade.

Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós Graduação em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com a dissertação “Corpo trânsito, Poema Linha”. Especialista em Saúde Mental e graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza atendimentos clínicos desde 2005 e atua como psicóloga na Secretaria Municipal de Educação e Cultura desde 2009. Participou de congressos como: Moradia no espaço hospitalar: uma análise das perspectivas, impasses e realizações do programa de moradias do IMAS Nise da Silveira e I Seminário Clínico Institucional Entre os Programas de Residência em Saúde Mental do Estado do Rio de Janeiro.

Entre as suas principais exposições estão: Não Prenda Poemas (Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, RJ -2018), TE-TÁ ( Casa Taura, RJ – 2019), Mostra Arte Viva na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ 2017, 2018, 2019), Festival Corpus Críticos na Galeria Z42 (RJ 2018),Festival Corpus Críticos (Espaço Ápia,  2019), LAVRA (Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, 2019), Projeto Arte, Maternagem e Feminismo. Podcast Ver-sar. 2020, Exposição De Lo Natural Al Corpóreo,  Spazio 148 (Peru,  2020), Projeto Vídeo Gira, (Ateliê Terreiro,RJ -2023), Projeto RIZOMA (Spazio 148 – 2024).

Cronograma completo

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CICLO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS

Mentoria artística com Elisa Castro: O participante poderá agendar duas mentorias por mês em qualquer semana a partir da sua disponibilidade.

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Janeiro, 2025

PRIMEIRA SEMANA

Dia 05 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Proposição artística com Elisa Castro)

PRIMEIRA SEMANA

Dia 03 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Apresentação de trabalhos).

PRIMEIRA SEMANA

Dia 07 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Proposição artística com Diana Kolker).

PRIMEIRA SEMANA

Dia 04 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Apresentação de trabalhos com orientação de Elisa Castro e Diana Kolker)

PRIMEIRA SEMANA

Dia 02 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Clínica poética).

PRIMEIRA SEMANA

Dia 04 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Apresentação de trabalhos).

PRIMEIRA SEMANA

Dia 04 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Reunião para a exposição).

SEGUNDA SEMANA


SEGUNDA SEMANA

 


SEGUNDA SEMANA

 


SEGUNDA SEMANA

 


SEGUNDA SEMANA

 


SEGUNDA SEMANA

 


SEGUNDA SEMANA

 


TERCEIRA SEMANA

Dia 19 - quarta

 

ENCONTRO COM A CONVIDADA

Rosana Palazyan

TERCEIRA SEMANA

Dia 17 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Apresentação de trabalhos).

TERCEIRA SEMANA

Dia 21 - quarta

 

ENCONTRO COM A CONVIDADA

Isadora Jochims

TERCEIRA SEMANA

Dia 18 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Apresentação de trabalhos com orientação de trabalhos de Elisa Castro e Diana Kolker)

TERCEIRA SEMANA

 


TERCEIRA SEMANA

Dia 20 - quarta

 

ENCONTRO COLETIVO

(Apresentação de trabalhos).

TERCEIRA SEMANA


Montagem e
abertura da exposição na Casa Contemporânea (segunda quinzena de janeiro).

QUARTA SEMANA


QUARTA SEMANA

 


QUARTA SEMANA

 


QUARTA SEMANA

Dia 25 - quarta

ENCONTRO COM A CONVIDADO

Caroline Valansi

QUARTA SEMANA

Dia 23 - quarta

 

ENCONTRO COM A CONVIDADA

Eloá Carvalho

QUARTA SEMANA

Dia 27 - quarta

 

ENCONTRO COM A CONVIDADA

Taís Baía

QUINTA SEMANA

Dia 31 - quarta

ENCONTRO COM CONVIDADO

Nadam Guerra

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Início das inscrições: abril de 2024

Encerramento das incrições: 20 de maio

INSCRIÇÕES ABERTAS

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Elisa Castro
elisamcastro@gmail.com
+55 21 99879-9002
@elisacastro__

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