top of page

Eu quero você

Galeria do Lago

Múseu da República do Rio de Janeiro

Registros fotográficos por Elisa Castro, AoLeo e Rafael Adorján

2012 e 2013

1 IMG eu quero voce.webp

Eu quero você

“Eu Quero Você” foi uma experiência de encontro criada por Elisa Castro para o jardim do Museu da República no Rio de Janeiro e se desdobrou em uma exposição de nome homônimo na Galeria do Lago. O trabalho aconteceu a partir de interações entre a artista e uma pessoa por vez num espaço com duas poltronas instalado no jardim. 

 

Elisa Castro convidava o visitante a se sentar e este começava uma fala que tinha como disparador o estranhamento do público do jardim em relação à presença da artista e do ambiente criado pela mesma. A partir daí, a artista estabelecia uma escuta sobre o conteúdo que está sendo trazido pelo participante. O visitante decidia a duração do encontro. A experiência era documentada ou não, de acordo com o desejo do participante. Posteriormente, as experiências de escuta documentadas foram editadas como uma costura das falas dos participantes de “Eu Quero Você” na intenção de construir uma só narrativa. O produto desta experiência resultou em um filme. 

6 IMG .jpg

O espaço de escuta “Eu Quero Você” foi ativado durante três meses em dias e horários distintos, durante o tempo que o jardim estava aberto ao público. A cor azul dos fios das poltronas instaladas no jardim, se tornou a cor dos fios utilizados como matéria prima para desenhos bordados que materializavam as imagens referentes às falas dos visitantes que se propunham a serem escutados pela artista. Elisa bordou as imagens relativas às memórias e histórias que seus interlocutores traziam, associando livremente. Trinta e seis desenhos bordados formaram a série “Eu Quero Você” exposta na Galeria do Lago. Além do fio azul índigo, da cor da poltrona, a artista utilizou também fio de ouro em busca de um metal que pudesse ser o melhor condutor de energia. Elisa chegou ao ouro investigando materiais que pudessem simbolizar genuinamente a força da comunicação que se dá sem mediação, apenas com a presença de dois corpos no mesmo tempo/espaço.

"Sem título"

Da série: Eu quero você

Eu quero você

Galeria do Lago

Múseu da República do Rio de Janeiro

Registros fotográficos por Elisa Castro, AoLeo e Rafael Adorján

2012 e 2013

bottom of page